segunda-feira, 10 de junho de 2013

Tudo pronto?

O País escolhido para os próximos dois eventos deste Blogger foi nossa Terra natal.

"País do futebol", também conhecido como País do samba e das festas, País de mulheres bonitas, País de grandes belezas naturais, da Amazônia, das Praias, do Pantanal.

É um belo País, com belíssimas mulheres, não nego. Pelo contrário, tais maravilhas felicitam aos brasileiros.

Mas não somos conhecidos como país do trabalho, nem da responsabilidade, nem da seriedade, nem de obras feitas com o orçamento e cronograma previstos.

Muito pelo contrário, quando a porca torce o rabo é que vemos que nossas qualidades duelam com nossos defeitos em pé de igualdade, no mínimo...

O que ocorreu com o Estádio do Engenhão é um exemplo. Se o orçamento inicial era de R$60 milhões de reais, as chaves foram entregues, após certa confusão com mudanças das construtoras envolvidas, por mais de R$380 milhões de reais, ou seja, mais de 6 vezes o orçamento inicial, e com dinheiro público...

E esta casa do Futebol, que nem adolescente o é, será fechada pois o teto pode cair, e isto não indica o juízo final, nem o ano corrente terminar em "13", mas a péssima qualidade dos materiais envolvidos, algo normal para os brasileiros que vêem suas vias públicas serem constantemente recapeadas, embora continuem sempre esburacadas.

Mas não é só. No caso do Engenhão o absurdo continua, já que na mudança das construtoras envolvidas o Prefeito Fluminense liberou a nova Construtora de eventuais responsabilidades... Além disso, e antes dessa história de risco de desabamento, por que um estádio novo e moderno não poderia ser utilizado pela Copa do Mundo?

Bem, enquanto isso Estádios - que não têm cacoete para arenas - em Manaus e Cuiabá, para se questionar não o por que (?), já que imaginamos a resposta desta pergunta, mas para quem jogar depois da Copa?

Para esta última questão não tenho resposta. E o povo? Bem, este faz parada para defender os direitos dos homo-afetivos, faz parada para pedir a legalização da maconha, e fecha as vias públicas diante do "absurdo" de impor que motociclistas usem itens de segurança.

Mas e para questionar obras sem a mínima razão, num País que sofre com infraestrutura? Para isso não se precisa de parada ou manifestação, mas sim de festa de inauguração, festa esta certamente custeada com recursos públicos...

Prontos?

Nem o Time "Canarinho" está pronto. O Técnico sequer sabe nossa escalação, e eu mesmo nem sei se temos Técnico, ou Técnicos (Parreira e Felipão, ou apenas o Segundo?).

Falando um pouco de futebol, Itália e México, integrantes do mesmo Grupo do Brasil, têm bons jogadores e o entrosamento remonta há longa data. Em condições normais - palcos e juízes imparciais - passar da primeira fase seria improvável para o Brasil. Mas como jogamos em casa, e sendo o futebol um esporte onde o lado emocional fala muito forte, entendo que isto será superado.

Mas nem só de lágrimas escreve este Blogger, pois somos o País da Alegria, do Samba, das Festas e das Mulheres Bonitas, e com estes ingredientes estamos prontos.

Mesmo que prontos, aqui, signifique ter arenas superfaturadas e com risco de desabamento, e estádios que serão assíduos frequentadores de psicólogos, já que sempre se questionarão do por que da suas existências, diante da ausências de eventos pós Copa, ensejando uma vida vazia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário