Itália x Alemanha e Espanha x Portugal põem em campo 3 forças do futebol mundial que tem plenas condições de serem campeãs mundias em 2014, no Brasil.
A Espanha, atual campeã, iniciou junto com o Barcelona uma nova escola do futebol. Com muitos passes, a grande maioria de primeira e a curta e média distância, impõe seu ritmo ao adversário, mesmo dentro no campo de defesa deste.
Isto significa que a Espanha já ganhou de Portugal? Não, pois a graça do futebol é exatamente a possibilidade de o mais fraco vencer, ainda mais com Cristiano Ronaldo, certamente brigando para ser o maior jogador mundial na atual temporada.
A Itália tem um time que segue a nova escola espanhola. Muitos passes precisos se adicionando a isso o "catenaccio", tradicional cadeado que representa um sistema defensivo muito sólido e que pouco se expõe. Tem em Buffon a sua segurança, seja durante o tempo normal, seja em cobrança de penalidades.
A Alemanha contrapõe esta nova escola do futebol combinando a precisão germânica com uma alegria tupiniquim. É um time vistoso e forte. Muita força física, velocidade e disciplina.
Todos, ao lado do Uruguai, tem plenas condições de vencer a Copa do Mundo de 2014, sem medo de errar.
O Brasil, hoje, é infelizmente apenas a 5ª força, e isto apenas por jogar em sua casa. Nós, hoje, não temos a mínima idéia de qual nosso time titular. Os 3 acima (Alemanha, Espanha e Itália) não tem 11, mas 13 titulares, todos com o chamado "espírito de grupo" e muita sincronia, já que jogam junto há muito tempo.
Em tese a final da EUROCOPA 2012 será Espanha x Alemanha, um jogo que todos gostariam de ver.
Em tese a final da Copa do Mundo de 2014 tem tudo para ser também Espanha x Alemanha, a depender do sorteio de grupos e cruzamentos subsequentes.
Ao Brasil, hoje, cabe apenas um papel secundário de quem contará com jogadas individuais. Insuficiente na atual evolução do futebol mundial para levantar o caneco.