sábado, 16 de junho de 2012

Superando Obstáculos e conhecendo a História ao Vivo

Seja em termos pessoais numa viagem, seja em termos coletivos na organização de um grande evento, é preciso superar obstáculos.

Ontém na partida entre a Ucrânia e França a chuva deixou o jogo impraticável, e os raios colocavam em risco os participantes do certame. Nada mais correto que a interrupção do mesmo, retomado apenas após o fim da chuva, e mesmo assim após a equipe de manutenção da grama dar uma ajeitada a fim de permitir que a bola rolasse.

Isto envolve também a ciência de que os meios de transporte público tem que ter seu respectivo cronograma adiado.

O mesmo possivelmente irá ocorrer no Brasil, tendo em vista que os jogos em Manaus, por exemplo, serão realizados na época das chuvas.

Outros problemas, porém, estão longe de ser resolvidos por aqui, como as placas apenas no idioma local.

Beleza.... eles alugam carro sem GPS (a AVIS nem tinha para ofertar) e as placas são assim...


Em complemento e atualização, dias após, em Kiev, dentro da cidade não havia indicações em inglês ou mesmo imagens que indicassem o aeroporto. E se gosta de utilizar o "quem tem boca vai a roma" se prepare, pois se a pergunta vai em alemão ou inglês, resposta só em Ucraniano ou Russo... fácil?

Fácil só no Hotel, onde a "manager" usa o google translator para falar com vc e o sinal de internet fica presente mas em cinza, e sem conexão.

Mais por outro lado há toda uma história de superação. Apenas mais recentemente houve a dramática invasão russa, com os horrores de Stalin, seguida do horror feito po Hitler.

Um País que superou muitas dificuldades e tem muita história. Ucrânia e Rússia, na antiga URSS, de fato ganharam a segunda guerra mundial da Alemanha, com um total de cerca de 18 milhões de soviéticos mortos (incluindo russos, ucranianos e outras etnias).






Legado da batalha de Kursk. A maior batalha de blindados de todos os tempos.





 Visão do Estádio de Donetsk ao fundo.
 Parece um Shopping, mas é um Estádio, e que Estádio.
A interrupção do jogo foi providencial para a França, que soube aproveitar o campo mais seco para impor seu melhor futebol. A Ucrânia tem poucas chances. Jogará o seu último jogo novamente em Donetsk, onde a torcida não incentiva  muito, e a atmosfera não é tão boa como a de Kiev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário